Pergunte pra Deus

23/01/2014

Os 30 Sábios Ditados - Parte 2 de 3

-

Parte 1

-

-11-

Preste atenção no seu professor e aprenda tudo que puder.

-12-

Não hesite em disciplinar crianças. Uma boa surra não o matará. De fato, isso pode salvar suas vidas.

-13-

Meu filho, ao se tornar sábio, você será muito feliz. E eu ficarei orgulho quando o ouvir dizendo palavras de sabedoria.

-14-

Não tenha inveja dos pecadores; deixe a reverencia do Senhor ser o interesse da sua vida. Se já é, você tem um futuro brilhante.

-15-

Ouça, meu filho, seja sábio e pense seriamente sobre o modo que vive. Não se associe a pessoas que bebem vinho demais ou se empanturrem com comida. Bêbados e glutões serão reduzidos a pobreza. Se tudo que você faz é comer e dormir, logo você estará em farrapos.

-16-

Preste atenção no seu pai; sem ele você não existiria. Quando sua mãe estiver velha, mostre a ela sua apreciação.
A verdade, sabedoria, aprendizagem, e bom senso - por esses vale a pena pagar, mas é muito valioso para você vender.
Os pais de uma pessoa justa tem bons motivos para ser feliz. Você pode orgulhar-se de um filho sábio.
Deixe seu pai e sua mãe serem orgulhosos de você. Dê a sua mãe essa felicidade.

-17-

Preste muita atenção, filho, e deixe a minha vida ser o seu exemplo. Prostitutas e mulheres imorais são uma armadilha mortal. Elas esperam por você como assaltantes e faz com que muitos homens sejam infiéis.

-18-

Me mostre uma pessoa que bebe demais, que sempre tem que experimentar novas bebidas, e eu te mostrarei pessoas que são miseráveis e que tem pena de si mesmos, sempre causando problemas e sempre reclamando. Seus olhos estão cheios de sangue, e eles tem contusões que poderiam ter sido evitadas. Não deixe o vinho seduzir você, mesmo que seja de um vermelho vivo, e que resplandeça na taça, e que desça suave. Na manhã seguinte você sentirá como se tivesse sido picado por uma cobra venenosa. Visões estranhas aparecerão diante de seus olhos, e você não será capaz de pensar o falar claramente. Você se sentirá como se estivesse em alto mar, com enjoos, balançando alto no cordame de um navio oscilante. "Eu devo ter sido atingido" você dirá; "Eu devo ter apanhado, mas eu não me lembro. Porque eu não posso me levantar? Eu preciso de outra bebida"

-19-

Não tenha inveja de pessoas más, e não tente ser amigo delas. Causar problemas é tudo sobre o que elas pensam; toda vez que elas abrem suas bocas, alguém será ferido.

-20-

Casas são construídas sobre a fundação da sabedoria e do entendimento. Onde há conhecimento, as salas são mobiliadas com valor e beleza.

-


-

Nenhum comentário:

Postar um comentário